A União Zoófila, fundada em 1951, é presentemente uma associação de referência no que se relaciona com a protecção dos animais domésticos abandonados, negligenciados e vítimas de abuso em Portugal.

É uma associação de utilidade pública administrativa sem fins lucrativos, que acumula ainda o estatuto de ONGA- Organização não Governamental Ambiental - e de Entidade Coletiva de utilidade pública. Sobrevive do pagamento das quotas dos seus sócios e dos donativos feitos por pessoas que se sensibilizam com a causa animal.

Alberga centenas de cães e gatos, vítimas de abandono e maus tratos, muitos deles acolhidos em estado precário de saúde.

Para além do trabalho realizado no acolhimento, tratamento e protecção dos animais abandonados, a União Zoófila apresenta também uma forte componente humanitária e social, porquanto:

  • Colabora activamente com o Instituto de Reinserção Social, tendo todos os anos, por solicitação deste, permitido que muitas dezenas de pessoas cumpram trabalho comunitário no abrigo de Sete Rios.
  • A pedido de assistentes sociais, colabora com famílias carenciadas, quer dando apoio e informações sobre a forma como os animais devem ser tratados, nomeadamente para prevenir problemas de saúde e sanitários, quer contribuindo com alimentação para os animais dessas famílias.
  • Acolhe, temporariamente, animais de pessoas sem-abrigo até que sejam capazes de dar novo rumo às suas vidas.
  • De sublinhar que quer a Polícia de Segurança Pública, quer a GNR/SEPNA, quer a Polícia Municipal de Lisboa solicitam frequentemente à União Zoófila a sua colaboração em resgates, acolhimento de animais em situação de abandono na via pública ou dentro de habitações, solicitações a que, na medida das suas possibilidades e avaliando a real capacidade de proporcionar a tais animais condições dignas de vida, a União Zoófila acede.
  • Também a Santa Casa da Misericórdia, através das suas assistentes sociais, solicita periodicamente apoio para acolhimento de animais de famílias em situação de risco e com poucos meios de subsistência.

A União Zoófila tem, ao longo dos anos, respondido positivamente a estas solicitações e contribuído para que a vida de pessoas em situação de enorme fragilidade social, económica e de saúde não se deteriore ainda mais, acolhendo os animais que as mesmas têm ao seu cuidado e são, não raro, a sua única relação de afeto.

Tem ainda um elevado número de jovens voluntários que ocupam os seus tempos livres de uma forma útil, saudável e com regras.  Colabora ainda habitualmente com escolas e instituições de ensino superior, promovendo actividades educativas que visam a formação cívica dos alunos. Desta forma, a União Zoófila contribui também para a formação ética da nova geração.

Em 2021, a associação elaborou um livro infantil, que devido à sua elevada qualidade foi distinguido pelo Plano Nacional de Leitura 2027.

No que concerne ao acolhimento, recuperação e encaminhamento para adopção, a União Zoófila suporta todas as despesas de alimentação, tratamento diário e cuidados veterinários.