O nome dela é Rosa, senhora dona Rosa

O nome dela é Rosa, senhora dona Rosa. A Rosa foi adoptada há mais de seis anos na União Zoófila, onde fora acolhida com uma patinha ferida. A União Zoófila tratou da Rosa. A Rosa foi operada à pata. Perdeu três dedos. A União Zoófila salvou a vida da Rosa.

Dizem-nos que a Rosa sempre teve pelinho na venta. Que é o terror dos tapetes lá de casa. Que manda no cão residente, que também adora, deitando-se quase em cima dele, mesmo se podia escolher milhentos outros sítios para fazer a sesta. Que sobe para cima das mesas e testa a gravidade dos objectos aí depositados, bem nas barbas dos seus servos humanos. Que escava túneis daqui até à China nos vasos das plantas. Que se mete dentro dos livros, e adormece entre as páginas, precisamente quando algum humano está quase, quase a saber como é que a história acaba. Que se esconde em sítios inexistentes e só aparece quando ouve a comida agitar-se dentro do pacote. Que, qual gatinho, continua a guerrear a própria cauda, como se não lhe pertencesse e tivesse aparecido do nada só para desafiá-la. Que odeia beijinhos e faz questão de lavar cada pelinho com a língua sempre que é mais ou menos forçada a recebê-los – bem na ponta do nariz.

Dizem-nos que ninguém foi, é ou será, alguma vez, capaz de fazer a Rosa fazer seja o que for que não lhe apeteça.

Dizem-nos que a Rosa escolheu encostar-se a esta mochila. E nós acreditamos. Porque Esta Mochila Salva Animais. Salva animais que são hoje o que a Rosa foi há mais de seis anos: feridos, abandonados, necessitados de medicação e cirurgias.

Esta Mochila Salva Animais, disponível em várias cores, pode ser adquirida por doze euros, no abrigo da União Zoófila ou encomendada, por quem não possa deslocar-se, através dos mails uniaozoofila@gmail ou [email protected] e enviada pelo correio.

Conheça todos os artigos solidários em www.somosporeles.com.pt, iniciativa de padrinhos e voluntários, que visa ajudar os cães e gatos ao cuidado da União Zoófila acolhidos em situação precária de saúde e necessitados de tratamento médico-veterinário urgente. Como, há mais de seis anos, foi a senhora dona Rosa.