São todos bonitos. Mamã e bebés.

Mas o que está por trás é horrendo.

O que está por trás é abandono. É tratar animais como se fossem coisas. É atirá-los para a rua. É permitir que as fêmeas tenham bebés na rua. É não se interessar por quantos desses bebés sobrevivem. É não querer saber se algum desses bebés terá um dia a vida que merece, quantos deles serão abandonados quando crescerem, quantos deles serão abatidos em canis municipais, quantos deles passarão a vida inteira amendigar nos caixotes do lixo.

No meio de tamanho horror, ela e a suas crias tiveram sorte. Foram acolhidas na União Zoófila. Mas não somos ingénuos. Sabemos o que está por trás desta imagem de uma mamã e dos seus bebés. Aliás, pensamos que o olhar da mamã revela que ela também sabe. 

A União Zoófila é uma associação que sobrevive apenas com a ajuda dos seus sócios e de donativos particulares. Temos ao nosso cuidado mais quase 500 cães e 200 gatos. Cada dia é uma aflição. Ainda assim, estamos a fazer tudo para que esta família sobreviva e que cada um deles, também a tão tristonha mamã, possa um dia viver feliz.

A União Zoófila defende a esterilização e castração obrigatórias. Cem mil animais são mortos todos os anos nos canis municipais. Permitir que mais nasçam, para que sejam abatidos, é violento e imoral.

Esta família está segura na União Zoófila. Mas quantas mamãs não são capazes de salvar os filhotes que parem nas ruas?