Não há desculpa

O Verão, as férias, o cão que faz xixi, o cão que ladra, o gato que deita pêlo, o gato que faz cocó fora da caixa, as alergias súbitas, a suposta agressividade do cão, que surge assim do nada, os vizinhos, a casa que não parecia mas afinal é demasiado pequena, o bebé, a emigração, o cão que ficou velho e não sobe as escadas, nada disto é desculpa. Nada.

Não nos encham os ouvidos com tretas destas. Nada disto desculpa o crime de deixar um animal à mercê. Não há desculpa.

E não há perdão. São crimes sem perdão. Porque, não se iludam, o abandono mata e causa enorme sofrimento.

O Tolstoi, acolhido neste estado na União Zoófila, veio aqui dizer com o olhar que não há desculpa. E não há perdão. Não há. Não há.

E, a vocês, amigos, pedimo-vos que mostrem que não há desculpa.

Enviem-nos fotos dos vossos cães e gatos em férias convosco.

Enviem-nos imagens deles nos hotéis que os aceitam. Teremos muito prazer em fazer publicidade a tal acolhimento. Ou nos hotéis caninos onde os deixam. Ou dos serviços de petsitting a que recorrem. Ou junto da família e dos amigos de muita confiança a cujos cuidados os entregam.

Se não fazem férias, e somos tantos os que, por motivos vários, ficam em casa nos meses de Verão, mostrem-nos os vossos amigos cães e gatos a partilharem os dias de trabalho ou lazer convosco.

Se levam os vossos amigos em viagem convosco, também queremos vê-los: nos automóveis, nas paragens para beber água e esticar as patinhas…

Enviem-nos fotos dos vossos amigos cães e gatos com o vosso bebé e mostrem como o cão e o gato ficam quando o bebé nasce.

Se emigrou, mostre-nos os seus amigos cães e gatos em novas paisagens.

Se é alérgico, mostre-nos de que maneira superou o problema para poder conviver com o seu amigo cão ou gato. Já agora, há voluntários da UZ com reacções alergias a cães e gatos e no abrigo há quase 800 cães e gatos.

Queremos mostrar aos miseráveis que abandonam e tentam desculpar-se que não há desculpa. E vamos fazê-lo mostrando centenas, milhares de imagens e contando centenas, milhares de histórias que provam que provam isso mesmo: que não há desculpa. Nem perdão.

Postem as vossas imagens aqui ou enviem-nas para [email protected]. Publicaremos todas as fotografias. O concurso #naohadesculpa dura até final de Agosto.

A quem nos tenha enviado a imagem que, até lá, reúna o maior número de likes, os voluntários da União Zoófila vão oferecer um exemplar de Esta T-Shirt Salva Animais e um livro Aqui Também Batem Corações, com histórias de animais ao cuidado da União Zoófila.

Participem! Partilhem! Vamos mostrar-lhes juntos que não há desculpa!