Power Beat – eis a força da vida!

Nada mais doloroso do que decidir sobre a vida e a morte dos amigos. Mesmo quando esses amigos nada mais têm pela frente do que sofrimento. Mesmo assim, quando é preciso fazê-lo, quando eticamente se justifica, é uma decisão terrível. Também porque eles sofrem, mas não falam. Eles não pedem com palavras para que os deixemos ir. Mesmo se vemos muitas vezes tal pedido nos olhos deles. Eutanásia é ajudar a partir quando o sofrimento é demasiado e nada mais há pela frente.

O caso da Power Beat era, como aqui contámos, outro. Ela era uma cadela deixada na rua com as quatro patinhas e várias costelas partidas. Para além, disso apresentava ruptura do baço, motivada pelas fracturas. E a União Zoófila é uma associação que sobrevive com muitas dificuldades. Pode ser que nos olhos da Power Beat tenhamos visto o pedido ‘acabem com isto, deixem-me descansar’. Mas não pudemos fazê-lo. Porque sabemos que as fracturas podem curar-se. Demora. Custa muito dinheiro. Mas curam-se. Eutanásia é outra coisa.

Tínhamos, e temos, pela frente um caminho difícil. Ela, a Power Beat, tem pela frente um caminho difícil. Mas tomámos a decisão certa.

Arrepia-nos ver a Power Beat dar os primeiros passos, cinco cirurgias ortopédicas depois (foi preciso reoperar uma das patinhas), sem contar com a extracção do baço.

Chamem-nos piegas, mas arrepia, ai arrepia, sim senhor! Eis a força da vida. Eis um ser vivo que, não sendo humano, quer estar vivo. E um dia, já faltou mais, não terá dores.

Tomámos a decisão certa também porque vocês, aí desse lado, nos apoiaram e estão a permitir o tratamento da Beat. Depois das operações, segue-se o programa de fisioterapia. Mas já faltou muito mais, tanto mais, para que ela não se limite a conseguir ficar sobre as quatro patinhas mas ande e corra e brinque.

Eis a força da vida.

Muito obrigada a todos os que estão a ajudar a Power Beat, que permanece, sob responsabilidade da União Zoófila, internada num hospital dotado de centro de reabilitação, já que, no abrigo, não seria possível proporcionar-lhe os cuidados de que necessita.