Uma cadela muito jovem e meiga é abandonada

De repente, vê-se no meio da rua. Sobrevive comendo nos caixotes do lixo.

Ninguém faz nada.

Mas reparem que fazer alguma coisa nestas situações não é ‘chamar o canil’. Porque o que a maior parte dos canis municipais faz é capturar os animais e matá-los longe dos olhares, tantas vezes não se sabe muito bem como, não cumprindo sequer o prazo legal de espera. E isto é bárbaro, senhores autarcas. (E há eleições em Outubro.)

Mas voltando à cadelinha a comer dos caixotes do lixo e a furtar-se aos pontapés…

Os vizinhos não fazem nada. Tentam afastá-la. Querem que ela desapareça.

A cadela entra no período do cio. A cadela, que entretanto emagreceu, tem pulgas e falhas de pêlo, engravida.

A cadela dá à luz na rua.

Os vizinhos organizam-se. Organizam-se para matar a cadela e matar as crias da cadela. Discutem sobre se o farão com veneno ou recorrendo ao método do saco de plástico.

Os vizinhos, que não se organizaram para, nomeadamente, esterilizar a cadela, e trabalhar para que fosse (bem) adoptada, juntam-se para matá-la e à família dela.

Esta é história da Mértola. A Mértola tem este olhar e foi acolhida na União Zoófila.

Não podemos deixar de lamentar profundamente que, tantas vezes, as pessoas só se organizem para fazer mal a quem não pode defender-se. E não para o bem.

Na União Zoófila, acreditamos que nas virtudes da organização. Sabemos que, juntos, podemos fazer melhor. Somos uma comunidade de vizinhos, mesmo se vivemos muito longe uns dos outros.

Vizinhos, precisamos de ração Royal Canin Starter para alimentar a Mértola e os seus filhotes, presentemente ao cuidado da União Zoófila.

Não pedimos esta ração porque esta família é fina, mas pelo motivo exactamente inverso. Porque esta família vem das ruas. Do lixo. E os bebés e as mamãs lactantes são extremamente frágeis.

Se não puder dirigir-se à União Zoófila, mas quiser ajudar esta família pondere por favor o recurso à compra online, com entrega no abrigo, por exemplo, através desta plataforma:

https://wecanimal.pt/racao-royal-canin-vet-care-nutrition-caes/2894-royal-canin-pediatric-starter.html

Morada para entregas:
Sede da União Zoófila
Rua Padre Carlos dos Santos, Alto das Furnas
1500 – 901 Lisboa

Ou doe através do botão Fazer um Donativo, no canto superior direito desta página, que remete para o sistema de Paypal da União Zoófila. Passamos recibo de todos os donativos.

IBAN da União Zoófila: PT50 0033 0000 0058 0204 2235 6
BIC/SWIFT BCOMPTPL

É preciso que os vizinhos se organizem para salvar e não para matar animais!