Esta é a Seda e resolveu deitar-se em cima da balança

Aquela plataforma é a balança da Enfermaria dos cães da União Zoófila. Pesá-los é importante sempre que se impõe sedação, a fim de determinar a dose adequada ao peso. Eles também são pesados quando chegam. E nas semanas seguintes, para que se avalie a progressão. Tudo isto para dizer-vos que a balança é importante.

Mas a Seda resolveu deitar-se nela. Porque ali é que se está bem. E trouxe o brinquedo. Ela gosta muito de brinquedos. Não gosta muito é de seres humanos. Mas nós, às vezes, só às vezes, também não.

E agora?

Quem não conhece a Seda, recomendará que peguemos nela ao colo e lhes expliquemos que precisamos da balança. Que a balança não é uma cama. Que a balança está ali para pesar os cães e não para que eles se deitem. E que a transportemos para a sua cama, feita de lavado e confortável, sem nos esquecermos do brinquedo.

Sucede que a Seda é a prova de que os pequenos do mundo têm força e, no caso da dela, nem é preciso que os pequenos do mundo se unam para levar a deles avante. A Seda é forte sozinha. E ninguém lhe pega ao colo sem que ela autorize. Ninguém!

Ela não é a fofinha Seda, a Sedinha. Ela é a Excelentíssima Senhora Dona Seda. E, se não acreditam, venham conhecê-la.

Ninguém faz farinha com a Seda.

Um peluche é um peluche. A Seda é um leão.

A Seda é determinada, teimosa, ciosa do seu espaço e não leva desaforos para casa – resolve a coisa imediatamente. Com os dentes.

A Seda gosta de duas ou três pessoas no universo inteiro. E obedece-lhes. É melhor chamá-las para que a convençam a sair da balança. Teresa! Cristina! Oh Tânia!

A Seda está disponível para adopção na União Zoófila. Não é flor que todos possam cheirar, não, não é. Mas, de certa maneira, é completamente irresistível. Porque é indómita. Indomável. Porque, parecendo fofinha, não aceita fofices. Porque tem alma de leão.
http://www.portugalzoofilo.net/caes/cao.jsp?animal_id=11198&origem=serp&rs_offset=0